FAQ – Perguntas Frequentes

P: Meu notebook ou desktop está lento, uma formatação resolve meu problema ?
R: Na maioria dos casos a lentidão pode ser ocasionada por ação de vírus ou de malwares que comprometem o desempenho do sistema operacional. Entretanto nem sempre a lentidão está relacionada diretamente a esses pontos, podendo ser ocasionada por alguma falha no hardware, como hard disk apresentando falhas, memória RAM ou mesmo a fonte de energia. Vários técnicos oferecem a formatação como solução, e de forma imediata pode resolver seu problema. Porém em se tratando em falha de hardware a tendência é que o problema volte a se repetir em curto espaço de tempo. Peça a opinião da Suporte Infra que analisaremos o seu problema isolando sua causa e apresentando a melhor solução para o seu caso.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Quero formatar meu PC ou notebook, mas não posso perder nenhum arquivo que está nele. É possível salvar tudo antes ?
R: Sim, é possível !!! O mais comum é escutar reclamações de novos clientes insatisfeitos com casos ocorridos no passado pelas mãos de outros técnicos. Tendo como foco a satisfação do cliente e sua imediata necessidade a Suporte Infra executa rotinas totalmente seguras e atualizadas de backup antes de partir para a formatação, garantindo assim a segurança dos seus dados na devolução do equipamento.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Quero formatar meu PC ou notebook, qual sistema operacional é o mais indicado para o meu equipamento ?
R: Cada sistema operacional necessita de uma configuração mínima de requisitos de harware para poder ser instalado e operar com satisfação. A Suporte Infra analisa o seu equipamento e indica qual o melhor sistema operacional para a sua situação.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Formatei eu mesmo o meu PC ou notebook, e ele continua lento. O que devo fazer ?
R: Formatar um computador nem sempre é tão simples quanto parece. Seu equipamento pode estar apresentando problemas com o hardware, ou mesmo drivers de dispositivos em versões não compatíveis com seu equipamento. Solicite os serviços de um profissional, a Suporte Infra oferece todo suporte para você.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Minha internet está lenta e o provedor disse que está tudo certo com eles em relação ao sinal que vem da operadora. O que devo fazer ?
R: Você pode estar sofrendo com algum problema interno em sua empresa, escritório ou residência. Agende uma vista com a Suporte Infra que faremos uma análise de toda sua estrutura com testes e medições a fim de isolarmos e solucionarmos o seu problema.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Minha internet está lenta apenas em um determinado local dentro de minha empresa, escritório ou residência. Eu utilizo uma rede WI-FI, o que devo fazer ?
R: Você pode estar sofrendo com algum ponto de deflexão do sinal, onde um meio físico acaba distorcendo a qualidade do sinal até o ponto onde você deseja utilizar seu equipamento com acesso WI-FI a internet . Agende uma visita com a Suporte Infra, onde iremos analisar todo o seu ambiente e realizaremos uma medição do seu sinal em todos os pontos do seu local, podendo assim apresentar uma solução definitiva para o seu problema.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Minha rede está lenta em meu local de trabalho, o que poderia estar acontecendo ?
R: Na maioria dos casos a lentidão está relacionada aos equipamentos ou ao meio físico utilizado. Cabos danificados ou passando próximos a rede elétrica, equipamentos como switches, hubs ou roteadores operando fora de sua condição normal, ou mesmo um servidor mal configurado podem estar ocasionando essa lentidão. Agende uma visita com a Suporte Infra que daremos um diagnóstico preciso de sua situação assim como uma solução.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Faço backup dos meus arquivos em um pendrive, apenas isso garante meus dados em caso de algum acidente ?
R: Melhor ter seus dados replicados em um pendrive do que não ter nada. Backup é um ponto vital dentro da estrutura de TI de qualquer empresa, uma vez que estamos susceptíveis a falhas de disco rígido, ação de vírus, ataques e invasões de hackers ou mesmo catástrofes ocasionadas por incêndio ou mesmo furtos de equipamento. É considerado backup toda redundância de arquivo de forma organizada, entretanto é fundamental a atuação de um profissional de TI competente para sua execução e monitoramento periódicos. A Suporte Infra oferece esse serviço para seus clientes de contrato, assim como pode apenas orientar o cliente avulso no que pode e deve ser feito. Agende uma visita conosco.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Backup local é seguro e posso confiar ?
R: Sim, desde que realizado por um profissional de TI especializado e exista um acompanhamento periódico como monitoramento do recurso aplicado. Um backup sem acompanhamento se torna obsoleto a medida que os dados da empresa se atualizem, além do mais é possível sim que em caso de ação de vírus, o mesmo seja salvo junto, e apenas descoberto em caso da necessidade de se restaurar esse backup comprometendo assim sua finalidade de utilização. É fundamental o acompanhamento de um profissional de TI em qualquer situação de backup para evitar possíveis transtornos, a Suporte Infra oferece todo apoio para esse tipo de situação, consulte.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Backup em nuvem é seguro e posso confiar ?
R: Sim, desde que configurado por um profissional especializado e o serviço utilizado não seja gratuito para oferecer respaldo. Existem várias soluções no mercado, de valores diferenciados e desempenho também. A Suporte Infra pode indicar e configurar para você a melhor ferramenta em relação “custo X benefício” para a sua situação, consulte.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Quero estruturar o backup da minha empresa ou escritório, o que devo fazer ?
R: Contrate um profissional especializado e de confiança que trabalhe com os recursos mais atuais do mercado. A Suporte Infra oferece todo apoio de consultoria necessário para sua situação, combinando recursos de backup local com nuvem, garantindo em 100% a saúde do seu backup.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Tenho antivírus instalado no meu computador, estou totalmente protegido da ação de vírus e malwares ?
R: Não !!! Lembrando que primeiro surge a ameaça e depois se criam suas vacinas. Alguns antivírus são mais eficazes que outros, apresentando soluções em um espaço de tempo mais curto em relação a descoberta da ameaça. No caso do vírus comprometer a estrutura do sistema operacional nem sempre um software antivírus sozinho pode resolver o seu problema, sendo assim necessário tomar medidas para a remoção da ameaça e a restauração plena do sistema. Além do mais, todo vírus tem o intuito de ludibriar o usuário para que o mesmo aceite sua execução no sistema. A Suporte Infra possui métodos de remoção de vírus quem nem sempre implicam na formatação do computador, consulte nosso suporte.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Tenho uma impressora e gostaria de compartilha-la na rede, é possível ?
R: Existem impressoras com recursos específicos para funcionarem em rede, entretanto na grande maioria dos casos é possível compartilhar uma impressora na rede através de um “PRINT SERVER” ou através do computador o qual ela está instalado, desde que o mesmo esteja conectado a rede. Entre em contato conosco e agende uma visita, a Suporte Infra terá uma solução para a sua situação.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Tenho um scanner ou uma impressora multifuncional e gostaria de scannear arquivos pela rede, é possível ?
R: Em partes, desde que o scanner seja um equipamento específico de rede. Embora no caso de ser uma impressora multifuncional que imprime pela rede, o princípio de funcionamento do scanner é um pouco diferente. Acaba sendo possível compartilhar a impressora, mas o scanner não sendo de rede, fica necessário estar presente a frente do computador o qual ele está instalado para que o mesmo seja operado. A Suporte Infra realiza esse tipo de configuração sendo possível pelo equipamento ou pode indicar a você e a sua empresa a melhor alternativa presente no mercado que atenda suas expectativas.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Como sei se um programa que meu técnico instalou é original ou pirata, é possível identificar ?
R: Primeiramente lembrando, que a responsabilidade sobre a licença de software utilizado é de responsabilidade do proprietário do computador. Um software pirata não difere de um software original em nada além do método de sua ativação. Várias pessoas não se importam com isso e optam por utilizar programas “crackeados” para economizar nos custos. As vezes com determinados programas esse “crack” pode ser pego na rotina de um antivírus, por exemplo, comprometendo assim o funcionamento do mesmo. A Suporte Infra não faz apologia a softwares piratas e sempre recomenda o usuário a pagar pelas licenças dos mesmos, explicando suas vantagens.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Minha empresa tem uma rede, mas não tem nenhum servidor configurado. Gostaria de ter um servidor para centralizar os arquivos, é possível ?
R: Sim, é possível. A Suporte Infra configura seu servidor de acordo com a sua necessidade além de oferecer o recurso de backup centralizado para seus arquivos.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Minha empresa possui uma rede com um servidor, é possível configurar para que um determinada pessoa tenha ou não acesso a uma pasta ?
R: Sim, é possível. A Suporte Infra configura seu servidor de acordo com a sua necessidade de segurança determinando assim os usuários que tem acesso a cada pasta.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Comprei um programa e venho tendo dificuldade para instalá-lo, pode me ajudar ?
R: Entre em contato com a Suporte Infra e agende uma visita com um de nossos técnicos. Ele vai auxilia-lo na instalação de qualquer programa ou sistema nessa situação.

______________________________________________________________________________________________________________

P: Quero comprar um computador ou notebook novo, qual equipamento e configurações devo adquirir ?
R: A Suporte Infra não comercializa equipamentos, entretanto ela ajuda você a escolher o melhor equipamento para a sua condição de momento, e o que é melhor, sem cobrar pelo bate-papo. Entre em contato conosco por um de nossos telefones ou nos envie um email contanto suas necessidades. Estamos sempre gratos em lhe ajudar !!!
______________________________________________________________________________________________________________

P: Tenho uma empresa de TI e quero terceirizar o atendimento a um cliente na região de Taubaté ou do Vale do Paraíba…
R: A Suporte Infra oferece serviços no campo de outsourcing para demais empresas de TI de fora da região, entre em contato conosco e consulte nossos valores.
______________________________________________________________________________________________________________

P: Não tenho setor de TI dentro da minha empresa e gostaria de contratar um técnico ou uma empresa prestadora de serviços para trabalhar com contrato de manutenção…
R: Suporte Infra, claro !!! Disponibilizamos toda nossa experiência para ajudar você a se estruturar no setor de TI.
______________________________________________________________________________________________________________

P: O que escrever no primeiro post de um blog ?
R: Que tal começar contando um pouco de você e da história da sua empresa se for o caso ?! .
______________________________________________________________________________________________________________